Portela: Perímetro Cultural de Oswaldo Cruz está perto de virar realidade
O Carnaval Carioca (06/06/2017)   

A Câmara Municipal do Rio realizará nesta quinta-feira, às 18h, uma reunião histórica para o samba, o Carnaval e a Portela. Na ocasião, será apresentado o projeto de lei 2069/16, que cria o Perímetro Cultural de Oswaldo Cruz - Área de Especial Interesse Cultural (AEIC), identificando e preservando importantes endereços ligados à memória portelense.

Para esclarecer detalhes sobre a proposta haverá um debate com a participação do vereador Reimont (autor do projeto de lei), da secretária municipal de Cultura, Nilcemar Nogueira, dos presidentes executivo e de honra da Portela, Luis Carlos Magalhães e Monarco, além de Fábio Pavão, presidente do Conselho Deliberativo da agremiação.

A iniciativa prevê o mapeamento de ruas e casas com importância afetiva e cultural para a história da Portela. Além disso, a área do Perímetro Cultural ganharia o status de polo turístico, movimentando a região com diversas atividades.

- Esse é um sonho antigo que agora começa a se materializar - afirma o diretor cultural da Portela, Rogério Rodrigues - As escolas de samba preservam grande parte de sua trajetória pela história oral, por isso esta é uma maneira de reconhecer de forma oficial a importância da cultura negra para aquela região da cidade e para todo o povo carioca", completa Rogério.

Um dos endereços que constam no projeto é o que fica na Rua Carolina Machado, 950, local onde viveu e morreu o compositor Paulo da Portela. Outro ponto incluído está na Rua Joaquim Teixeira, 157, onde nasceu o bloco carnavalesco Baianinhas de Osvaldo Cruz. A quadra da agremiação, na Rua Clara Nunes, 81, também foi contemplada.

Após o debate, o evento, que é aberto ao público e tem entrada franca, vai homenagear com a entrega de moções representantes e descendentes dos antigos moradores de Oswaldo Cruz ligados ao universo portelense.


Volta